28/02/2018.

De Cumanda a Naranjal.100 km cravados.

20 dias/17 pedalando.

Nem pensei em pedalar este tanto.

Estou cansado e pretendia no máximo rodar 70 km.

Mas foi a estrada perfeita. Plana como uma mesa. Na maior parte 4 vias, duas de cada lado. Na faixa central cerca de 1m demarcada. Uma ciclovia de cada lado com cerca de 1m. Temperatura alta mas bem tanto porque o sol estava entre nuvens. Na maior parte do tempo estavs sem sol.

Vento contra que ajuda a refrescar e não atrapalhava. Pedalava entre 20 a 24 km sem colocar muita força. Muito coco e frutas no caminho. Sai 10 h , porque chovia muito antes, cheguei 16 h . Parei cerca de 1.5 h ou mais. Encontrei ciclista no caminho , do Uruguai ,Pablo Sanchez ( 4 meses na estrada ) que me disse que o norte do Peru é quase impossível pedalar devido forte calor e falta de água em muitos lugares. Vou ter que conferir. Ele me aconselhou a pular o trecho desértico

Ainda sobre a estrada .Arrisco a dizer que um jovem sem bagagem nas condições que mencionei pedalar ia fácil de 250 a 300 km no dia.

Se saísse as 6h teria feito 190 km.

Eu cheguei inteiro ,adrenado e feliz.

No caminho uma paisagem que se repetía. Plantações imensas de banana. Cacau e parte de cana de açúcar.