A foto faz honenagem ao ano do cão no horóscopo chines que iniciou hoje 16/02. Um ano de tolerância e empatia.


16/02/2018 - pedal nr 7 - de Pitalito a Mocoa -137 km.

Mocoa//estou a 632 km Bogotá e a 174 km da fronteira ( San Miguel ).


Um pedal duro. Deslocamento de 4 km com muitos carros. Depois ascensão de 1200 metros em 37 km sendo 8 km bem inclinado. Levei 6,5 horas e no alto cheguei muito cansado. Depois 100 km na maior parte só descida (80 %) percorridos em 6 horas.

Downhill . Por questao de segurança nao solrei a bike. Mas um garoto mais nervoso iria fazer este trecho em menos de 3 horas.

A paisagem tipo serra do mar. Úmida e tropical. A cordilheira gera muita água. Bem diferente dos dias anteriores.

Amanhã sem pedal pra descansar.

O roteiro que me sugeriram para passar a fronteira (ruta segura) é sem sentido - dizem os locais. Sem pavimento e muito ruim além de rampas tipo parede.

O trecho de Mocoa a Pasto de apenas aprox 150 km leva 4 horas em carro de tão ruim que é.

Vou mudar e seguir ao sul por La Hormiga .Depois vejo o que fazer.

Se por um lado o pedal foi pesado, aqui em Mocoa peguei o melhor hotel até agora. Hotel Kawari. Por Usd 30 /90 mil pesos o quarto tem sala de estar ,escritório, um TV tela curva última geração, varanda e um banheiro excelente. Em Bogotá paguei por algo pior usd 130. Mas viajar num estilo mais despojado é econômico pois um hostal custa entre 10 e 20 mil pesos/15 a 30 reais. Pode nao custar nada se acampar no corpo de bombeiros.

Só vejo pequenas propriedades rurais e a terra custa muito .A Colômbia sempre esteve baseada na pequena propriedade alem da razao do desalojamento de milhares de campesinos pelas FARC ao norte( e que agora um grupo assombra o sul do país com terrorismo).

Falando com as pessoas a maioria nao sabe o que é ferias. Trabalham direto. Nunca vi isto. Nao há nem descanso semanal.