Um dia normal é assim:

Acordo uma hora antes do sol amanhecer. Preparo as coisas e saio para o trecho que foi planejado antes. As primeiras horas são as melhores em todos os quesitos. Mais rendimento e mais apreciação do pedal. Sempre paro depois de transcorrido uma hora para hidratar e fazer alongamento.

Mas se surge algo interessante antes ,para ver paro.

O rendimento diminuiu muito depois de 5 horas. Aumento a freqüência das paradas dependendo do esforço.

Se estou proximo do destino (20 km) e ainda é cedo paro mais ainda e procuro aproveitar a paisagem.

Normalmente nao como nada no caminho exceto frutas se encontro

A regra é sempre poupar energia para manter o bom humor e a disposição.

Na entrada de uma cidade e na primeira oportunidade falo com um taxista e pergunto pelo melhor hotel.

Verifico a informacao no google e me instalo.

No hotel peço por um desconto por ser ciclista. Normalmente me dão um desconto extra.

No hotel pergunto pelio melhor restaurante.

Instalado e recuperado verifico como sair da cidade e pegar a rota na manha seguinte sem erro. Isto faço quando saio para comer ( Restaurar as forças -eu sei o ques significa a palavRa RESTAURANTE)

Antes vem o processo de lavar a roupa (tirar o sal e o cheiro mais ou menos- entro com tudo no chuveiro e passo sabonete)

Reverifico o roteiro e pergunto a um ciclista sobre outras opções.

Me alimento bem, bebo minhas cervezitas e vou descansar.

Se um trecho feito é longo e cansativo no dia seguinte percorro menos ou fico um dia a mais para plena recuperação.

Sempre que fico um dia a mais vem a sensação de inquietude e de querer estar pedalando. Parece que vem da falta de adrenalina .

A atenção especial sempre é pela segurança. Nao relaxo neste aspecto. Evito qualquer tipo de situação que possa trazer risco. Estou longe de casa e não conheço o lugar que estou.

Nao frequento lugares estranhos. Sempre pergunto no hotel sobre o quê devo evitar ou quais são os riscos.

Tenho uma falsa carteira se for necessario entregar algo.

Divido o dinheiro e documentos em dois lugares. Um acessivel de pronto e outro escondido.

Semore cuido muito dis documentos especialmente a identidade e o formulario de ingresso no pais. Se perco um dos dois tenho um sério problema na aduana.

Traço rota por cidades menores que sempre sao sossegadas.

Se é inevitavel passar por grandes cidades busco hotel mais proximo da estrada e saio de taxi .

Até hoje ( desde 2012) nao me deparei com problemas serios).

Em num enfoque mais generalista um grande viagem de bicicleta é uma sucessão de dias ordinários que mistura:

1-esporte: porque pedalar é uma atividade esportiva;

2- contemplação e meditação: porque é natural ver as coisas no caminho e pensar sobre elas;

3- intelectualidade: porque é natural a improvisação na solucao de problemas com poucos recursos;

4-ecológica: porque é de emissao zero de carbono;

5-social: porque a interação com outras pessoas é natural e necessária;

6-cultural: pela natural imersão em diferentes povos crenças e valores;

7-filosófica: pela soma de todos os fatores antes mencionados;

8-espiritual: porque de repente , na casualidade, você acaba percebendo que existem conexoes ocultas em várias situações que ultrapassam o senso de ser apenas uma coincidência,ou boa ou má sorte;

9-aventura: porque você está sujeito a todas as forças da natureza e não sabe o quem depois da proxima curva ;

A lista poderia ser maior mas prefiro encerrar o post neste ponto.